@SEMANTICDREAM - Soluções de Reporte, Lda | Avenida Ilha da Madeira, 45 B |  Restelo - Lisboa | 1400 - 203 Lisboa | Tel:  21 3011550
 SEMANTICDREAM®   XBRL em Portugal
Quais os benefícios da utilização do XBRL ?
Uma gestão mais fiável e precisa dos dados. Melhor qualidade da informação. Mais e melhor tempo para análise com apoio de software de qualidade. Maior e melhor validação e tratamento da informação. Aumento relevante da velocidade de tratamento de dados. Redução da possibilidade de erro, permitindo a verificação automática da informação. Economia de custos e otimização dos processos de recolha e divulgação da informação. Extensibilidade.
PERGUNTAS FREQUENTES 1
XBRL é o mesmo que XML ?
Quais os principais propósitos das taxonomias?
Por   um   lado,   definir   conceitos    e,   por   outro   lado,   definir   o   relacionamento   entre   conceitos.       Uma   taxonomia   é   normalmente   composta   de vários   ficheiros,   sendo   normalmente   o   que   define   os   conceitos   um   schema   com   a   extensão   .xsd.      Os   outros   ficheiros   que   definem   o relacionamento (” link ”) entre  dois ou mais conceitos tem a extensão .xml e são referidos como linkbases .
Não é o mesmo.  Apesar de o  XBRL ter a sua génese  na  XML  (uma linguagem de marcação, desenvolvida para estruturar, descrever e  transportar informação) apresenta diversas caracteristicas próprias, uma vez que foi otimizada para facilitar a transmissão eletrónica  do  negócio e da informação financeira.
Quais os produtos da Altova que são mais utilizados com o XBRL?
Diversos produtos da Altova são utilizados para o XML e para o XBRL. Para um “ all in one” básico  recomenda-se o XmlSpy, o MapForce e o Style Vision ou para uma melhor sinergia, o conjunto Mission Kit, que permitirá modelar e validar uma taxonomia, mapear informação, criar e validar instâncias e apresentar a informação renderizada de desenho visual ou em formato de impressão. 
Como se produz um reporte em XBRL ?
Com a ligação de uma taxonomia e um documento instância.  A primeira não inclui os valores dos conceitos enquanto que eles fazem parte da instância ou documento instância.
Quais as vantagens da informação em XBRL ?
Trabalho    com    um    padrão    adotado    em    todo    o    mundo    com    dados    altamente    precisos,    calculáveis    e    verificáveis,    reutilizáveis    e independentes   da   plataforma,   multi-lingual,   pesquisáveis   de   maneira   eficiente   e   precisa,   permitindo   a   elaboração   de   relatórios   de forma rápida e em tempo real.
O que podemos encontrar numa taxonomia ? E num documento instância ?
Etiquetas multilinguagem ; Referências a atos legais ; Períodos de reporte para factos ; Natureza da conta ; Definição do conceito de negócio: Regras simples de cálculo ; Tipo do Conceito...  (taxonomia). Factos com valores ; Decomposições do negócio reportados ; Períodos reportados para os factos ; Precisão da informação ; Identificação da entidade reportante ; a Unidade do informação... (documento instância).
...
Quais são as “linkbases” mais referidas?
Label (etiqueta) linkbase Reference (referência) linkbase; Presentation (apresentação) linkbase; Calculation (cálculo) linkbase Definition      (definição) linkbase.